Pelé, o Rei do Futebol e tricampeão do mundo, falece aos 82 anos


O atleta mais vitorioso e reconhecido mundialmente do século XX, sofreu falência múltipla dos órgãos devido ao agravamento de câncer do quadro no cólon

O mundo do futebol está de luto hoje, com a confirmação da morte de Pelé, o eterno rei do futebol. Edson Arantes do Nascimento, conhecido pelo apelido de Pelé, lutava contra um tumor no intestino desde setembro de 2021. 
Desde então, ele estava em tratamento médico no Hospital Albert Einstein em São Paulo e na sua casa em Guarujá, no litoral paulista. No último dia 29 de novembro, Pelé foi internado devido a uma infecção respiratória após contrair Covid-19 e "para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon", de acordo com um comunicado do hospital. 
Infelizmente, a doença progrediu e levou o maior jogador de futebol de todos os tempos, que sofreu falência de múltiplos órgãos, aos 82 anos.
O Hospital Israelita Albert Einstein confirmou, com pesar, o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em 29 de dezembro de 2022, às 15h27, devido à falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. 
Pelé é conhecido como o rei do futebol, craque, gênio, "de outro planeta" e tricampeão do mundo com a Seleção Brasileira. 
Ele é conhecido pelo apelido de Pelé, adaptação de "Bilé", jogador de futebol que ele admirava, e foi eleito Atleta do Século. Além de suas realizações esportivas, Pelé também teve alguns momentos polêmicos em sua vida.
Nascido em 23 de outubro de 1940, em Três Corações, Minas Gerais, Edson foi batizado com o nome de Edison em homenagem ao inventor americano Thomas Alva Edison. 
No entanto, ele sempre assinou como Edson e foi conhecido como Pelé pelo mundo todo. Filho de Celeste Arantes e João Ramos de Nascimento, conhecido como Dondinho, que era jogador de futebol, Pelé passou a infância jogando bola com seus amigos em Bauru, onde sua família se mudou quando ele tinha quatro anos de idade. 
Quando viu o pai chorar após a derrota do Brasil na Copa de 1950, Pelé prometeu que um dia ganharia um Mundial para ele.
Mais tarde, apelidado de Pelé, o jovem jogou por equipes amadoras de futebol de campo e de salão. Quando foi contratado para atuar no Bauru Atlético Clube, chamou a atenção pelo seu desempenho. 
O técnico da equipe, Valdemar de Brito, ex-jogador da Seleção na Copa de 1934, foi quem levou Pelé para fazer um teste no Santos em 1956. A primeira oportunidade de Pelé aconteceu em 7 de setembro desse ano, quando, aos 15 anos, ele marcou o seu primeiro gol pelo Santos. 
A partir daí, Pelé se tornou um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, ganhando três Copas do Mundo com a Seleção Brasileira e liderando o Santos a vários títulos nacionais e internacionais. 
Além disso, ele também atuou pelo New York Cosmos, nos Estados Unidos, antes de se aposentar em 1977.Pelé ficou conhecido pelo seu talento único no campo, marcando mais de 1.000 gols em sua carreira profissional e sendo considerado o maior artilheiro de todos os tempos. 
Sua habilidade e personalidade únicas o tornaram um ícone não apenas no futebol, mas também na cultura popular em geral. A notícia de sua morte foi recebida com tristeza por fãs e colegas de todo o mundo, que se lembrarão dele como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.



Comments