Septicemia: entenda a doença que aflige o ator e diretor Dennis Carvalho


Entenda o que é septicemia, uma infecção grave que teria acometido Dennis Carvalho.



Septicemia: entenda a doença que aflige o ator e diretor Dennis Carvalho, de 75 anos, foi internado com um quadro grave de septicemia no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, ele está sob os cuidados de seus médicos assistentes e da equipe hospitalar desde o dia 26 de dezembro. 

A septicemia, também conhecida como sepse, é uma infecção generalizada do organismo que pode levar à morte se não for tratada rapidamente. 

Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e pode resultar de uma infecção, como pneumonia ou infecção urinária, se não for tratada adequadamente.

A septicemia é uma condição médica grave que pode levar à falência de múltiplos órgãos e à morte. Ela ocorre quando uma infecção se espalha pelo sangue e afeta o corpo inteiro. 

A infecção pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou outros germes e pode ter origem em qualquer parte do corpo, como uma infecção de pele ou urinária.


Os sintomas da septicemia podem incluir febre alta, calafrios, falta de ar, batimento cardíaco rápido, dificuldade para falar ou se concentrar, dor abdominal, mudanças na cor da pele ou dos lábios, sudorese excessiva e alteração do nível de consciência. 

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, é importante procurar atendimento médico imediato.


O tratamento da septicemia inclui o uso de antibióticos para combater a infecção, bem como suporte de outros órgãos, como oxigênio, medicamentos para a pressão arterial e diuréticos. 

Em casos graves, pode ser necessária a internação em uma unidade de terapia intensiva.


Prevenir a septicemia envolve praticar hábitos de higiene adequados, como lavar as mãos regularmente e tratar rapidamente qualquer infecção. Também é importante manter a saúde geral, como fazer exercícios regularmente, controlar doenças crônicas, como diabetes, e tomar medidas preventivas, como vacinas.




Comments