Projeto das Fake News gera polêmica entre velha e nova mídia
Projeto das Fake News gera polêmica entre velha e nova mídia.Ficou previsto a votação do Projeto das Fake News,para terça-feira 02/05/2023
Um projeto, que gerou pressão por parte da velha mídia para sua aprovação, enquanto a nova mídia, representada por empresas de tecnologia, se posicionou contra a proposta.
O motivo da divisão, é que o projeto deixou de ser uma medida para combater a desinformação e, passou a ser visto como um meio de ajudar a velha mídia, e prejudicar a nova economia, baseada na transmissão de informações de forma direta entre as pessoas.
Durante o fim de semana, as campanhas de ambos os lados,foram intensificadas,onde por um lado,havia a velha mídia defendendo a aprovação do projeto e,por outro lado, a nova mídia alertando para suas possíveis consequências negativas.
Um exemplo disso foi a reportagem do Fantástico, programa da Rede Globo, que trouxe à tona discussões de grupos no Discord, um aplicativo de bate-papo em voz usado para comunicação durante jogos, relacionados à alienação de crianças e automutilação.
No entanto, a reportagem não mencionou que o PL das Fake News, não se aplica a salas de bate-papo como o Discord e que a lei atual já dispõe de ferramentas para investigar e punir esse tipo de comportamento.
Embora haja preocupação de pais e responsáveis em relação à segurança de crianças em aplicativos de bate-papo, é importante ressaltar que esses casos são raros e que a grande maioria das conversas nesses aplicativos é relacionada a jogos e temas inofensivos.
A votação do Projeto de Lei das Fake News é uma ameaça à liberdade de expressão,gerando polêmica e debate entre as pessoas e,a velha e a nova mídia.
Comments
Post a Comment