Fórmula de Pensão

 


 Fórmula Justa Para o Brasil Fazer o Cálculo de Pensão Alimentícia


A pensão alimentícia é um direito de toda criança ou adolescente, independentemente da renda ou da situação dos pais. Ela tem o objetivo de garantir que os filhos tenham acesso aos recursos básicos para o seu desenvolvimento, como alimentação, moradia, saúde e educação.

Atualmente,no Brasil o valor da pensão alimentícia é determinado pelo juiz, com base no binômio necessidade x possibilidade. Ou seja, o juiz leva em consideração as necessidades da criança ou adolescente e a renda dos pais para determinar o valor da pensão.

No entanto, esse sistema pode ser ineficiente em alguns casos. Por exemplo, se o responsável ou o paí tiver uma renda baixa, o valor da pensão pode ser  cálculado com flexibilidade,estabelecendo o valor para às necessidades da criança ou adolescente.

Para resolver esse problema, foi proposta uma fórmula oficial para o cálculo da pensão alimentícia. Essa fórmula seria baseada no salário mínimo e no valor do Bolsa Família.


A Fórrmula Proposta Seria a Seguinte:


Valor da pensão alimentícia = Valor do Bolsa Família + (Percentual do salário mínimo estabelecido pelo juiz)


O percentual do salário mínimo seria determinado pelo juiz, com base nas necessidades da criança ou adolescente e na renda dos pais, de maneira justa,equilíbrada condizente com a condição dos pais,onde ambos contribuem com 50%,cada 1 para o valor total.


Os Benefícios da Fórmula Oficial


A fórmula oficial para o cálculo da pensão alimentícia teria os seguintes benefícios:


* Garantiria que o valor da pensão alimentícia seja suficiente para atender às necessidades básicas da criança ou adolescente, mesmo que o pai ou a mãe tenha uma renda baixa.

* Seria mais justa e imparcial, pois levaria em consideração os critérios estabelecidos pelo juiz.

* Seria mais fácil de ser calculada, pois seria baseada em valores fixos.


Os Desafios da Implementação


A implementação da fórmula oficial para o cálculo da pensão alimentícia teria algumas variaveis, como:


* Definir o percentual do salário mínimo que deve ser estabelecido pelo juiz.

* Definir as formas de cobrança dos valores que não forem pagos.

* Garantir que a fórmula seja aplicada de forma justa e imparcial.

No entanto, esses desafios são superáveis, e a fórmula oficial seria uma importante ferramenta para garantir o direito das crianças e adolescentes a uma vida digna.


Conclusão


A proposta de uma fórmula oficial para o cálculo da pensão alimentícia é uma iniciativa positiva que poderia melhorar a situação das crianças e adolescentes que recebem pensão alimentícia no Brasil. A fórmula seria mais justa, imparcial e, fácil de ser calculada.


                                                       


Aviso de Direitos Autorais.Todos os direitos reservado por   CC BY-SA 4.0 .




                     




Comments