Unidade 1 – PDCA: O Ciclo de Melhorias Constantes

 Objetivos

                             


                             Padronizar os Desempenhos das Competências de Liderança

Nas unidades anteriores, você teve a oportunidade de trilhar o caminho da verdade e perseverou ante os desafios dos castelos do silêncio, do conhecimento e da vontade e ousadia. Imagino que você esteja muito feliz com os resultados obtidos com a sua equipe e as outras equipes. Contudo, fique atento: somos seres de hábitos, e temos uma tendência natural de resistir a tudo que signifique mudanças, principalmente, de comportamentos. 

Neste último módulo, veremos como nos manter firmes no autodesenvolvimento.

                                            1.1 – PDCA na E-liderança

O modelo PDCA (tradução da metodologia de gerenciamento que engloba as fases Planejar, Implementar/Executar, Verificar e Agir) é uma ferramenta bastante simples, mas de resultados impactantes. Uma rápida busca na internet e você encontrará vídeos explicativos, artigos acadêmicos e bastante material e conteúdos que poderão auxiliá-lo(a) a conhecer e ter mais contato com o método. Saiba que toda pessoa ou empresa  pode aplicar o PDCA. 

" O PDCA é associado a projetos de melhoria de processos ou desenvolvimento de novos produtos. "

A flexibilidade do método se ajusta adequadamente ao novo estilo de competências de liderança requeridas para o ambiente virtual. Dessa forma, agora que perseguimos, alcançamos ou nos aproximamos de objetivos e metas institucionais, precisamos lançar mão das lições aprendidas e corrigir os resultados alcançados, quando necessário, para reiniciar o ciclo de planejamento, ação e mensuração.

                                      1.2  Ponte ao Futuro

A “ponte ao futuro” é uma ferramenta muito conhecida no ambiente de gestão empresarial (há quem associe essa ferramenta ao desenho de uma visão institucional). 

Desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, fundadores da programação neurolinguística, a ponte ao futuro tem o objetivo de garantir a persistência na busca do desenvolvimento de novas habilidades e comportamentos com a mudança de contexto originalmente em que foi criada.

                       Quais os seus próximos desafios na liderança em ambiente virtual? 

1.3 Boas práticas na E-liderança

                                        Prezado e-líder,

É possível que as experiências e aprendizados compartilhados neste curso não sejam novidades para você. Talvez uma palavra ou outra, expressão, indicação de texto ou livro seja diferente, mas você pode conhecer de outra forma, por outro autor ou livro.

Por esse motivo, é de suma importância compartilhar os avanços obtidos neste curso com colegas, equipes, sua instituição e outras instituições. Boas práticas, quando compartilhadas, ajudam-nos a aprimorar as competências de liderança tão requeridas neste novo cenário, em que cada vez mais as instituições públicas avançam para a prestação de serviço em ambiente virtual, com celeridade e economia de recursos, favorecendo o cidadão e otimizando os gastos públicos.

                                      Boa sorte em seus próximos desafios!

                                                       Cordialmente, 

                                                     Ricardo Freitas

                                       <  Voltar                             Próximo >

Comments