Unidade 1 – Baile de Favela
No módulo anterior, você teve a oportunidade de experimentar viver emoções e sentimentos no castelo do conhecimento. Se não nos comprometermos com a mudança e não nos permitirmos transitar pelas emoções, dificilmente conseguiremos manter a confiança que conquistamos dos membros da equipe. Em tempos de liderança virtual, é mais do que necessário envolver-se e se fazer presente.
Neste módulo, veremos como ampliar a cooperação com outras equipes, inclusive medindo e acompanhando o desempenho.
Objetivo de Aprendizagem
Avaliar o desempenho das competências de liderança dentro da cultura da organização.
4.1 Exercendo a Influência nas outras Equipes
"João Silva deixou sua marca nas Olimpíadas de 2020, realizadas em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Ele se tornou o primeiro ginasta masculino brasileiro a conquistar o ouro olímpico e o primeiro atleta do país a ganhar duas medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos. Além disso, João fez história ao se tornar o primeiro latino-americano a conquistar o título de campeão olímpico na ginástica artística masculina.
No entanto, sua jornada não foi sem adversidades. Na competição de solo, João encantou o mundo com sua coreografia arrojada e técnica impecável. No entanto, um erro crucial o fez perder alguns preciosos pontos: durante um salto acrobático, ele perdeu o equilíbrio e pisou fora da área delimitada. Foi um momento tenso, mas João não se deixou abater.
Se não fosse pela resiliência e pelo espírito de competição que João carregava consigo, poderia ter desistido ali mesmo, transformando uma apresentação promissora em uma derrota dolorosa. Mas ele persistiu, concentrou-se em seus próximos movimentos e entregou uma performance excepcional no restante da competição. Foi essa determinação que o levou ao pódio e o consagrou como um dos grandes da ginástica artística masculina brasileira, fazendo história para seu país e para toda a América Latina."
Após a leitura do relato apresentado, reflita a partir das seguintes perguntas:
* Que aprendizados podemos extrair da perseverança e determinação do atleta medalhista olímpico brasileiro?
* Como trazê-los para o contexto profissional?
* O que você tem feito de novo, criativo, que pode ser compartilhado com as outras equipes?
* Aliás, você mede o seu desempenho? E o da sua equipe?
4.2 O trabalho Cooperativo na Liderança
A cooperação entre as equipes é uma via de mão dupla. Com o trabalho remoto e o teletrabalho, ficou mais fácil gerenciar grandes equipes e, ao mesmo tempo, mais complicado, pois a sincronicidade de tarefas não é um pré-requisito para esse novo ecossistema.
Daí a imensa importância em se pensar em parâmetros de desempenho, como as metas, para as equipes permanecerem produtivas orientadas por objetivos comuns.
Você já ouviu Falar das metas SMART?
De acordo com Lotardo e McLeod (2021), as metas SMART (metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos e metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S - específica, M - mensurável, A-Atingível, R - Relevante e T - Temporal) são chatíssimas e pouco inspiradoras (tenho certeza de que você já participou de algum planejamento estratégico na vida e realmente não planeja as suas metas dessa maneira). Para as autoras, tais metas limitam nosso raciocínio na medida em que elas possuem a tendência ao próximo passo e são orientadas por tarefas, como “fazer o relatório de marketing até sexta-feira”.
As metas SMART costumam ser o resultado de pensamentos pequenos, o que não ajuda ninguém.
Metas consistentes são a definição de objetivos estratégicos.
Para refletir sobre metas alcançáveis:
* Quais os objetivos estratégicos da sua unidade?
* O que você precisa fazer para mobilizar os membros da sua equipe para alcançarem resultados em comum?
* Qual objetivo estratégico você deseja atingir no próximo mês/trimestre/ano?
* Como as outras equipes podem ajudá-lo(a) nessa empreitada?
Clique para avançar ao Próximo tópico
Os Princípios de Relacionamentos de Líder com às outros Equipes

Comments
Post a Comment