Unidade 1 – Planejar: Liderança, Missão e Valores
Objetivo
Alinhar as competências de liderança à missão e visão institucionais
1.1 As Competências de Liderança
No módulo anterior, falamos sobre o Diagnóstico de Competências e sua importância para a autopercepção de sua atuação como um e-líder.
"Aqui reside uma importante sutileza: saber de algo não é necessariamente uma mudança! Para que possamos efetivamente mudar, é preciso agir! "
Pensando nisso, qual é a sua intimidade com o planejamento?
Saber responder a essa pergunta é de importância para os próximos passos, cavaleiro.
Antes mesmo de decidir ingressar no castelo do silêncio, vamos investir no planejamento dos próximos passos, pois, com um plano alinhado, otimizamos tempo, recursos, energia e, principalmente, resultados!
Você deve estar se perguntando: como fazer isso?
A resposta é: REIVINDIQUE seus talentos!
Esse é o jeito Gallup de expressar os pontos fortes de sua liderança! Todos temos talentos, ora conhecidos, ora adormecidos; a grande sutileza que esse instituto internacional de pesquisa de práticas de liderança percebeu e compartilha com o mundo é que os seus talentos estão à disposição para a solução de problemas.
No entanto, a “falta de intimidade” com os nossos talentos muitas vezes nos leva a acreditar que não os possuímos; dizendo isso de outra forma, duvidamos de nossas competências com mais frequência do que investimos nelas.
Atenção
Para que você avance no desenvolvimento de suas habilidades como líder, a partir das perguntas orientadoras a seguir, escreva um plano de ação REIVINDICANDO seus talentos para expressar de forma consciente a(s) competência(s) que o(a) ajudará em seu atual desafio de gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos.
* Qual o seu desafio? (descreva com a maior riqueza de detalhes)
* Qual competência, na sua opinião, valeria a pena investir tempo, esforços e dedicação para melhor solucionar o problema descrito?
* Que talento você reivindicaria para expressar de forma consciente a competência que o(a) ajudará em seu atual desafio de gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos?
1.2 Valorizando a Missão e a Visão Institucional
Agora que vimos um exemplo prático de como colocar em ação um talento para expressar intencionalmente uma competência, você poderia imaginar onde mais podemos utilizar todo o seu potencial talento na instituição? Que tal a missão institucional e os objetivos estratégicos?
1.3 Liderança, Missão e Visão Institucional
Para Scorsolini-Comin (2012), um ponto unificador da tríade missão-visão-valores é justamente o modo como o trabalho vem se apresentando na contemporaneidade e como as organizações vêm contribuindo para isso.
A missão de uma empresa é a sua “razão de ser” ou o motivo para o qual ela existe.
Qual a missão da sua instituição?
A visão evoca o lugar onde a organização pretende chegar, assemelhando-se a uma meta, em sentido de maior alcance. Metas são para ser cumpridas em determinados prazos, mas as visões são para serem perseguidas com afinco por todas as pessoas que corporificam a organização.
Vamos refletir um pouco analisando os seguintes questionamentos:
* Qual(is) da(s) sua(s) competência(s) profissional(is) é(são) alinhada(s) à missão institucional?
* Qual(is) da(s) sua(s) competência(s) profissional(is) é(são) alinhada(s) à visão institucional?
Diante dessas reflexões, é sabido que todas as instituições anseiam por profissionais talentosos, mas o talento por si só não sustenta os resultados da instituição.
É preciso um direcionado, capaz de orientar o foco das lideranças para concentrarem esforços e energias. Esse direcionamento vem a partir de uma visão e missão claras e compartilhadas.
Quanto maior a intimidade das pessoas com a missão e visão institucionais, mais fácil será observar quais as competências que devemos reivindicar.
É possível que você conheça o ditado: uma andorinha sozinha não faz verão. Em outras palavras, e considerando o contexto profissional, podemos dizer que um líder precisa formar sucessores, bem como possuir uma base firme de apoio na equipe. Isso só será possível com a construção de um vínculo de confiança.
Cavaleiro,
A e-liderança não é um fardo para se suportar isolado(a), sozinho(a). Assim como Esquilo e Rebecca acompanham o Cavaleiro preso na armadura no caminho da verdade, permita-se que seu(a)s liderado(a)s sigam-no(a) nessa jornada!
Clique abaixo para avançar ao próximo tópico
Fortalecendo o vínculo de Confiança





Comments
Post a Comment