Unidade 2 - Fortalecendo o Vínculo de Confiança

 Objetivos    


                                                Conhecer os princípios aplicados ao relacionamento líder-liderado.


1.2 Os princípios no relacionamento entre líder e liderado


Na unidade anterior, você teve a oportunidade de ampliar o autoconhecimento a partir do contato com as competências esperadas que os gestores expressem na IN 65, além de poder identificar a percepção de controle interno quanto ao nível de percepção das competências da IN. O nosso próximo passo é conhecer princípios de relacionamentos que nos ajudem a estreitar laços com os membros da equipe.


Qual a importância de conhecer e praticar os princípios de relacionamentos? 


Para Beserra e Macedo (2020), profissionais valorizados produzem mais e melhor, pois o reconhecimento impacta o entusiasmo e as perspectivas de crescimento e de produtividade. Seres humanos são por natureza seres individuais e sociais, visto que toda e qualquer área da vida humana se dá em meio ao convívio e às relações interpessoais. Dessa forma, toda organização é composta por essa interação pessoal e profissional, que busca a satisfação e a realização.


Confira a seguir as orientações que destacamos sobre os princípios no relacionamento.


1 Lide com problemas e desacertos sempre tirando proveito das lições que eles oferecem.


2 Caminhe com segurança sendo você mesmo.


3 Pratique o perdão e afaste as sombras do passado.


4 Seja feliz agora. Não se entretenha com o passado ou se preocupe com o futuro. 


5 Não se preocupe, em excesso, com os problemas inesperados. 


6 Aprenda a seguir a vida, a despeito do medo.


7 Reconheça as suas qualidades e valorize-se.


8 Encha-se de coragem e viva uma nova experiência.


9 Use toda a sua força de vontade para combater, resistir ou evitar lidar com um problema.


10 “Não” é uma frase completa.


O primeiro grupo dos princípios de relacionamentos são parte da obra Hoje pode ser um dia melhor, de Rubens Sakay (2013). O professor Sakay é a maior autoridade no país sobre o estudo da ciência da felicidade. 


Para saber mais sobre o trabalho do professor, acesse o Projeto Seja Feliz.


                                 https://projetosejafeliz.com 


2.2 Exemplo Prático  


Confira a seguir uma experiência vivida para refletir sobre os relacionamentos.


" No primeiro semestre de 2021, ministrei a 1ª turma do curso de preparação para aposentadoria no Ministério da Infraestrutura. Esse curso foi parte da coleta de dados da minha pesquisa no mestrado profissional em Gestão Pública, na Universidade de Brasília.

O medo e o receio de as coisas darem errado por vezes me deixaram inseguro em relação à atividade, até que eu me lembrei do princípio de relacionamento nº 6: “Aprenda a seguir a vida, a despeito do medo”, e busquei ajuda com a equipe técnica do Serviço de Treinamento do ministério. Enquanto eu adequava o conteúdo do curso para o formato on-line, Sulianara Neres fez contato com os servidores, formou a turma, sanou as dúvidas deles, ajudou-os com os desafios da plataforma Teams e concluímos o curso com êxito. 

Lembre-se: se não tivermos cuidado, o medo torna-se rapidamente insegurança. Seguir a vida muitas vezes significa pedir e aceitar ajuda. Quando seguimos a vida à despeito do medo, saímos da estagnação e encontramos os aliados com a disposição necessária para somar a força de que precisamos."

Para seguirmos avançando no desenvolvimento de suas habilidades como líder, revisite o primeiro grupo de princípios de relacionamento e, a partir das perguntas orientadoras que apresentaremos a seguir, escreva um plano de ação REIVINDICANDO seus talentos para expressar de forma consciente o princípio de relacionamento que o(a) ajudará em seu atual desafio de gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos.


* Qual o seu desafio? (descreva com a maior riqueza de detalhes)


* Qual princípio, na sua opinião, valeria a pena investir tempo, esforços e dedicação para melhor solucionar o problema descrito?


* Que talento você reivindicaria para expressar de forma consciente o princípio que o(a) ajudará em seu atual desafio de gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos? 


Cavaleiro,


Chegou a hora de adentrar no castelo do silêncio. Rebecca e Esquilo ficarão do lado de fora, pois a decisão e a permanência nesse castelo é individual. Não se preocupe Cavaleiro/Amazona, pois, quando silenciamos a nossa mente e vivemos o momento presente, muitas oportunidades e descobertas surgem diante de nós.


                                                  Clique abaixo para avançar ao próximo tópico


                                                                             O Castelo do Silêncio


                                                            < voltar                                         Próximo >

Comments