Unidade 2 – Os Princípios no Relacionamento entre Líder e Equipe
2.1 Os princípios no relacionamento entre líder e equipe
Vejamos como conseguir a cooperação da equipe praticando o segundo grupo de princípios de relacionamentos:
1 - Aquilo que reprovamos nos outros pode ser reflexo de defeitos que temos e não aceitamos.
2 - Aproveite as possibilidades que a vida lhe oferece agora.
3 - Não desafie a crítica, pois ela se perpetuará. Não retruque a crítica, pois ela se amplificará.
4 - Valorize, orgulhe-se e demonstre interesse pelo talento dos outros.
5 - Diga sim à vida. Permita-se.
6 - Ouça o que o outro está dizendo, com paciência, interesse, procurando entender o seu ponto de vista. Seja um bom ouvinte.
7 - Veja o mundo como ele é; e não como gostaria que fosse.
8 - Revele alguns segredos, liberando-se de uma carga emocional desnecessária.
9 - Agradeça as coisas grandes e, principalmente, as pequenas que lhe foram concedidas.
10 - Não existe problema complicado que não tenha uma solução simples.
2.2 Exemplo Prático
No mês de setembro de 2021, Paulo instruiu um processo de contratação por inexigibilidade de licitação e, antes de passarmos para revisão do coordenador, eu fiz a revisão. À época, eu estava substituindo interinamente a Chefia do Serviço de Capacitação do Ministério da Infraestrutura.
Os processos de contratação direta são instruídos com uma riqueza imensa de detalhes, pois, via de regra, as compras públicas são licitadas; no entanto, a própria lei de compras aponta os casos excepcionais, como a contratação de cursos. Paulo é bastante atencioso e não tive dificuldades em revisar seu processo, mas o uso de um tempo verbal perto da parte da conclusão da instrução chamou a minha atenção. Paulo usou um verbo conjugado no tempo pretérito-mais-que-perfeito, uma ação no passado acabada antes de outra ação no passado. Achei aquilo o máximo e aproveitei a oportunidade para valorizar o talento que ele possui em escrever.
Lembre-se: valorize, orgulhe-se e demonstre interesse pelo talento dos outros. O reconhecimento conecta as pessoas e equipes. Cuidado com os elogios baratos e bajulações; quando reconhecemos os talentos dos outros, semeamos o terreno da cooperação.
Para seguirmos avançando no desenvolvimento de suas habilidades como e-líder, revisite o segundo grupo de princípios de relacionamento e, a partir das perguntas orientadoras que se seguem, escreva um plano de ação REIVINDICANDO seus talentos para expressar de forma consciente o princípio de relacionamento que o(a) ajudará em seu atual desafio de gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos.
* Qual o seu desafio? (descreva com a maior riqueza de detalhes)
* Qual princípio, na sua opinião, valeria a pena investir tempo, esforços e dedicação para melhor solucionar o problema descrito?
* Que talento você reivindicaria para expressar de forma consciente o princípio que o(a) ajudará em seu atual desafio de gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos?
Clique para avançar ao próximo tópico.
O Castelo do Conhecimento
< Voltar Próximo >

Comments
Post a Comment